Vitória da Conquista sedia o 1º Encontro Territorial Mulheres na Política

encontro territorial mulher vca

Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) marcaram presença no 1º Encontro Territorial Mulheres na Política no último sábado (19). O evento contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Condeúba, Guto Ribeiro,da diretora nacional e estadual da União das Mulheres, Lídia Rodrigues e da coordenadora do Colegiado Territorial de Vitória da Conquista, Regina Dantas.

O encontro foi realizado na sede da União de Mulheres em Vitória da Conquista. Várias mulheres com forte participação na política e sociedade marcaram presença, como prefeitas, vereadoras, deputadas e lideranças de movimentos sociais e de entidades da região Sudoeste e de outros municípios baianos. Da região Sudoeste, participaram a vice-prefeita de Condeúba, Jesuína Ribeiro, a vice-prefeita de Aracatu, Lêda Silveira, a prefeita de Piripá, Sueli Gonçalves e a vereadora Mônica Ferraz, de Tremedal.

encontro territorial mulher vca 2

O tema do encontro foi Participação Política e Empoderamento das Mulheres do Sudoeste da Bahia. Durante o evento, os participantes criaram uma agenda com ações para o território e abordaram a importância do protagonismo das mulheres na política. As mulheres que já ocupam estes cargos falaram sobre suas experiências e sobre o que ainda precisa ser conquistado.

O deputado Waldenor Pereira comentou o atual contexto político, que para o deputado é uma repetição do que aconteceu no passado com João Goulart, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e disse que o momento é de reflexão e debate sobre os fatos, sempre em defesa da democracia. Sobre o papel das mulheres na política, Waldenor destacou a participação da presidenta da República Dilma Rousseff. E falou sobre decisões importantes da presidenta no combate à corrupção, principalmente com a Lei da Delação Premiada, que deve ser instrumento para punir qualquer tipo de ação criminosa, de quem quer que seja.

Para o deputado Zé Raimundo, a luta por mais espaço das mulheres na política deve continuar:  “Entre as grandes mudanças ocorridas nos últimos 50 anos no mundo inteiro, está  o surgimento do movimento de combate ao machismo e de defesa da promoção da igualdade de gênero, traduzido em lutas e conquistas de direitos e promoção de políticas públicas que vêm beneficiando as mulheres. Isso é visível no Brasil, especialmente nas últimas décadas. Mas temos muito a andar, a percorrer, a conquistar, especialmente no campo da representação política. Daí porque é muito importante o estímulo e apoios que para que as mulheres possam ocupar com mais efetividade e densidade os espaços políticos e de poder”, finalizou.

Fonte/Fotos: ASCOM / Waldenor Pereira e Zé Raimundo






AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.