Condeúba: Câmara reconhece o Dia Municipal do Karatê

Por: Dermeval Filho

Homenagem lembra o trabalho social e as conquistas alcançadas pelo esporte na cidade

karate-exame-faixa-condeuba (26)

Foto: Portal da Transparência | Gov de Condeúba

Iniciado no ano 2000 em Condeúba, o karatê volta a ganhar destaque após a escolha do dia 06 de maio como o “Dia Municipal do karatê”, Projeto de Lei de autoria do vereador Tiago Teles e aprovado na câmara por unanimidade. Citado no livro do professor e escritor Agnério Evangelista de Sousa, em função das conquistas alcançadas nesse período, a modalidade esportiva voltou a ganhou notoriedade nos últimos meses após ter retomado suas atividades e desenvolver um trabalho de socialização, oferecendo aulas gratuitas às crianças e jovens da cidade.

O “Dojo Águias da Bahia”, como é conhecido, ganhou projeção em 2005 com a conquista de vinte e nove medalhas em campeonatos no sudeste do país, sendo treze de ouro. Em 2006, na cidade de Candeias, foram mais treze medalhas conquistadas. A data escolhida é uma homenagem ao dia do nascimento de um dos precursores do esporte na cidade, o Sensei Jesuíno Coutinho e a esposa, Sensei Marlene Alencar. “É importante a data e esse reconhecimento, não só pelas medalhas, mas por tudo que o mestre Jesuíno Coutinho contribuiu para nossa formação. É uma forma de dizermos obrigado”, lembra o ex-aluno Josué Oliveira.

Atualmente o esporte conta com uma turma de setenta atletas matriculados, com idades a partir dos três anos e aulas no período noturno. As atividades são desenvolvidas por ex-alunos do sensei Jesuíno e toda a equipe que toca o esporte. “Estamos felizes com o nosso trabalho, hoje o Dojo está sob meus cuidados e agradeço a Deus por poder dar continuidade a essa missão. Agradeço também o apoio dos meus colegas senseis, Maurício e Lucas”, destacou mais uma vez o ex-aluno e agora sensei, Josué. O karatê conta atualmente com o apoio da Secretaria de Ação Social de Condeúba.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.