Deputados estaduais aprovam fim da reeleição na Assembleia Legislativa

Deputados estaduais aprovaram na tarde desta quarta-feira (5) a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) nº 150/2017, que acaba com a reeleição para presidente e demais cargos da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa da Bahia.

A PEC foi proposta pelo deputado Adolfo Menezes, com apoio do deputado Rosemberg Pinto (PT), expressando o pensamento de toda a bancada do partido. E foi aprovada por unanimidade em dois turnos de votação. 46 deputados estaduais votaram no primeiro turno e, no segundo 47, pela aprovação da medida.

A discussão sobre a possibilidade de acabar com o processo de ocupação da presidência por períodos consecutivos foi iniciada pelo Partido dos Trabalhadores há mais de quatro anos. Os parlamentares petistas concordaram que o mesmo deputado estadual presidindo a Assembleia Legislativa por anos consecutivos ia de encontro à ideia de democracia.

O deputado Zé Raimundo lembrou que desde eleições passadas o PT já vinha defendendo o fim da reeleição: “Uma característica importante da democracia é a alternância de poder. A possibilidade de renovação é positiva tanto para a sociedade como também para os parlamentares”, disse.

Com a decisão, o futuro presidente do Legislativo estadual passa a ter mandato de dois anos, vedada a reeleição dentro da mesma legislatura.






AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.