Facilidade com exatas é determinada pela genética

Se você sempre acreditou que a matemática não é muito a sua praia e você sempre se deu melhor na área de humanas, temos novidades. Um novo estudo — realizado por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia — apontou que as pessoas com talento para as “letras” também são naturalmente habilidosas com os “números”.

De acordo com o Los Angeles Times, os pesquisadores fizeram essa descoberta depois de analisar uma base de dados sobre o desempenho no aprendizado de gêmeos idênticos e fraternais. Segundo a publicação, estudos relacionados com gêmeos são especialmente interessantes para os cientistas.

No caso dos gêmeos idênticos, os irmãos são geneticamente iguais, enquanto que os fraternais, embora não sejam geneticamente idênticos, são criados sob as mesmas condições. Portanto, se os pesquisadores encontram alguma diferença significativa e inexplicável entre as habilidades cognitivas de gêmeos idênticos e fraternais, isso pode ser um indicativo de que algum fator genético pode estar envolvido.

Humanas e exatas

No estudo sobre exatas e humanas, a análise dos dados revelou que as crianças tendem a ser habilidosas tanto com os números como com a leitura ou simplesmente não ser habilidosas com nenhuma das duas “modalidades”. Depois de comparar a correlação entre os talentos com as letras e os números dos gêmeos fraternais e idênticos, os pesquisadores descobriram que 62% da correspondência está associada com fatores genéticos.

Segundo explicaram, os genes que determinam a aptidão de um indivíduo em lidar com as letras também influenciam a habilidade dessa pessoa em lidar com os números. Além disso, essa bagagem genética está associada com pouco mais da metade da habilidade que as pessoas têm com temas relacionados com as humanas e com exatas.

Isso significa que se você se dá bem na área de humanas e ciências sociais, mas acredita ser um pouco desastrado com a matemática, na verdade, você é muito mais habilidoso com os números do que você pensava.

 

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Possui mais de 20 anos de experiência na área Contábil, desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária.  Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.

Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática.

Contatos: E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com   Telefone Celular / Whatsap: 11 – 9.9608-3728

 

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.