Dia do Professor!

Neste 15 de outubro, dia do Professor, quero registrar em nome do ddez,  o nosso agradecimento a todos aqueles heróis e heroínas que travam essa árdua luta pela educação de uma  sociedade que ainda valoriza mais o ter do que o ser.

Estamos no período da divulgação do prêmio Nobel. O Prêmio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, no seu testamento. Os prêmios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador, as pessoas que fizeram pesquisas importantes, que  criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade.

O que tem o prêmio Nobel, com o dia do professor? NADA ou TUDO. O que posso dizer é que dificilmente se consegue um Nobel sem uma boa educação.  Na América latina levamos um banho dos hermanos,a Argentina já ganhou quatro vezes, o Chile duas vezes. Não é por acaso que esses dois países também dão um banho no quesito educação. Há! Esqueci de dizer, nós, brasileiros nunca ganhamos  um Nobel. Se você conhece a fundo a história do premio, vai dizer que ganhamos um com Peter Brian Medawar (1915-1987), nascido no Rio de Janeiro, mas só que ele foi  educado desde a adolescência na Grã-Bretanha e com esse nome, não tem  nada de brasileiro.

Com os avanços da sociedade, vieram boas e más conquistas e entre as más, está na educação  a forma como se inverteu os valores na relação professor/aluno. Hoje os professores têm medo dos alunos, pois os mesmos se tornaram senhores das salas de aula. O professor pensa algumas vezes quando se precisa reprovar um aluno, pois ele pode estar trocando  uma nota  por uma agressão física, de proporção desconhecida.  Minha primeira mestra foi a Professora Hélia Carvalho, um doce de Senhora, ser humano da melhor qualidade. Mas também tive outras e outros mestres, algumas  jogavam duríssimo, como a famosa régua de madeira da Professora Carminha. Não conheço nenhum aluno seu, que tenha tomado reguadas e que tenha se tornado um marginal, mas conheço vários marginais que deram reguadas em professores. Aluno que agride professor, deixa de ser aluno e se torna marginal, seja lá quem for. Sou do tempo em que as profissões perigosas eram: policial e militares em geral, petroleiro, taxistas, mineiros – hoje professor foi incluído, com destaque.i

Vivemos numa sociedade em que os pais trabalham e com isso terceirizam a educação, colocando toda responsabilidade na escola, esquecendo que nosso principal local de aprendizagem é o nosso lar, são os exemplos de nossos pais, que falam muito mais do que as palavras, sejam elas proferidas por quem quer que seja. A responsabilidade pela educação é dos pais, todos os outros segmentos da sociedade, escola, igreja, etc., complementam. Quem deseja ser sábio, vai ser estudante a vida toda, pois a sabedoria aumenta nosso poder na mesma proporção que diminui nossa violência, nosso orgulho.

Amigos Mestres ou Mestres amigos, que nunca se apague a luz da sabedoria que ilumina cada passo em direção à sala de aula que você administra, orienta, ensina e recebe um mísero salário por tudo isso;

Que a sua satisfação em ver um aluno aprender o que você ensinou, nunca seja diminuída pela tristeza do valor que dão à sua profissão;

Que você seja sempre o inspirador e que seus alunos queiram o  ser ao invés do ter, pois o conhecimento é o maior bem que um ser humano pode adquirir e um dos poucos que ninguém pode tirar.

Que nossos governos, que se dizem tão preocupados com o amanhã, com o futuro da nação, preocupem também com os problemas de hoje, como a segurança e os salários dos professores.

QUE JESUS, O MESTRE DOS MESTRES ESTEJA SEMPRE COM TODOS VOCÊS, HOJE E SEMPRE.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.