MP lança Mapa da Improbidade na Bahia; ferramenta mostra ações contra políticos

MAPA DA IMPROBIDADE

Foi lançado na manhã desta quinta-feira, 12, durante a realização da Semana do Ministério Público estadual no Hotel Fiesta, o Mapa da Improbidade na Bahia (Maip). Elaborado pelo MP, ele será uma ferramenta de controle social pela qual a sociedade contará com um serviço online de pesquisa e visualização em mapas e imagens de satélite das ações de improbidade e de crimes contra o patrimônio público cometidos por prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outros agentes públicos, nos municípios do Estado da Bahia. O Mapa, que ficará hospedado na página institucional do MP (www.mpba.mp.br), reforça o princípio da transparência e possibilita um maior conhecimento da comunidade acerca da atuação do Ministério Público e da resposta do Poder Judiciário em face das medidas adotadas para a defesa do patrimônio público.

A população poderá consultar informações sobre medidas judiciais propostas em cada cidade, visualizando a relação dos processos existentes no banco de dados da Justiça estadual baiana. As consultas poderão ser feitas pelo nome da parte ou do município, incluindo filtros que permitem ao usuário restringir a pesquisa de acordo o andamento do processo, consultando aquele que já foi julgado, ou o que se encontra em tramitação, ou mesmo todos. O número de cada processo pesquisado terá conexão direta (estará linkado) com a página na internet do Tribunal de Justiça da Bahia, dando aos interessados acesso aos respectivos nomes das partes, números dos processos e movimentação. A criação do Maip estava previsto no Planejamento Estratégico do MP.

Já existe uma ferramenta igual feita pelo Ministério Público Federal (MPU), que permite a consulta de ações movidas pelo Ministério Público Federal na Bahia, a partir do ano de 2008. Acesse o Mapa das Ações de Improbidade na Bahia.

Com informações do MPBA

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.