Apreensão de cervejas ultrapassa mais de 1 milhão durante Carnaval de Salvador

Carnaval de Salvador 2015 - Foto Emmanuel Carneiro/Ag Haack

O número de apreensão de cervejas não autorizadas comercializadas no Carnaval de Salvador já ultrapassa um milhão.

A quantidade é mais do que o dobro recolhido na festa do ano passado, quando os fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) retiraram um total de 350 mil unidades em todo o evento.

Somente em uma única operação, na sexta feira, 13, os agentes da Sucom apreenderam cerca de 450 mil latas de cerveja, em um depósito no Politeama.

Foram necessários dez caminhões para transportar a mercadoria para o depósito da Prefeitura. Todo o material recolhido só poderá ser retirado após o Carnaval, mediante pagamento de multa.

As vistorias e apreensões de bebidas são necessárias para cumprimento do contrato assinado pela Prefeitura e os patrocinadores oficiais do Carnaval.

“Temos uma equipe que conta com quase 400 profissionais e que está nas ruas todos os dias, em esquema de revezamento, para garantir que sejam somente comercializados no evento os produtos autorizados”, destacou o secretário Sílvio Pinheiro.

A Operação Carnaval 2015 da Sucom foi iniciada na quarta-feira, 11, e segue até a terça-feira, 17, último dia da festa em Salvador.

Além do trabalho de proteção as marcas patrocinadoras da festa, a secretaria também realiza vistorias de camarotes, trios elétricos, estabelecimentos, índice sonoro emitido pelos trios e de balcões montados para o evento, dentre outras atividades.

Proprietários têm 60 dias para recuperar bebidas e freezers apreendidos no Carnaval

Bebidas e refrigeradores apreendidos durante o Carnaval podem ser retirados, mediante pagamento das respectivas multas, no prazo máximo de 60 dias, a contar da data em que foi emitido o auto de apreensão.

Para o resgate desse material os proprietários devem se dirigir ao Setor de Guarda de Bens Apreendidos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), localizado na Avenida San Martin, de posse do lacre referente à mercadoria apreendida.

Caso não sejam retiradas dentro do prazo estipulado, as bebidas alcoólicas serão descartadas. Os líquidos que não possuem álcool na composição, caso ainda não tenham sido refrigerados, serão doados a instituições de caridade. Freezers e geladeiras podem ser doados, leiloados ou incorporados ao município, conforme a Lei 8459/13.

Apreensões

Após seis dias de festa, a Semop já contabilizou 44.206 itens apreendidos. No total foram retirados dos circuitos do Carnaval 347 carros-pranchas, de mão e de supermercado; 102 engradados; uma geladeira; quatro freezers; 77 fogões; 23 botijões; 51 barracas de camping; 281 isopores; 95 sombreiros; 646 litros de bebidas artesanais; 53 mesas plásticas; e 264 cadeiras do mesmo material. Foram apreendidos ainda 932 quilos de mercadorias perecíveis e 3.391 armas brancas, sendo 2.795 espetinhos de churrasco, 164 objetos perfurocortantes e 432 garrafas de vidro. Isso sem falar em mais de um milhão de cervejas apreendidas.

Fonte: Tribuna da Bahia

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.