Dia da Imprensa Condeubense

Por: Oclides da Silveira

Dia-da-Imprensa-condeubense

Dia 12 de outubro feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil, essa data é comemorada ainda como o dia da criança. Em Condeúba pela primeira vez, a população está comemorando também o dia municipal da Imprensa, graças ao Projeto de Lei nº 002 de 19 de fevereiro de 2015 de autoria das vereadoras Cida de Lerim e Nena, que foi aprovado por unanimidade dos Edis na Câmara Municipal e, que posteriormente se tornou na Lei nº 897 de 30 de abril de 2015 assinada pelo Prefeito Guto.

A presente Lei vem coroar de êxito a brilhante iniciativa ocorrida no dia 12 de outubro do longínquo ano de 1916, data em que circulou pela primeira vez em nosso município, o jornal “O Condeúba”, o qual teve tiragem e circulação quinzenal e durou por volta de seis meses. Seu fundador foi o Capitão José Vieira da Tipografia Vieira e o redator chefe era João Ângelo do Sacramento. A Tipografia Vieira, foi a maior empresa do gênero instalada em Condeúba, era um parque gráfico muito bem montado e equipado com o que havia de mais moderno na época.

“O Alvorecer” segundo jornal a circular quinzenalmente no Município de Condeúba, foi fundado pelo Tenente Helvécio Ribeiro por volta do segundo semestre do ano de 1917, não temos data de encerramento do mesmo, porém, sabe-se que houve uma publicação datada de 10 de julho de 1923. Seu redator chefe era Mario Nena Cordeiro, o qual foi impresso também na Tipografia Vieira.

O Jornal Folha de Condeúba Ltda., foi o terceiro órgão de imprensa escrita que surgiu no município, fundado em 12 de fevereiro de 2009 sendo que a primeira impressão circulou em março de 2009. As edições foram feitas pela Gráfica Log em Vitória da Conquista, sua circulação impressa durou até agosto de 2011, a última edição.

Houve algumas tiragens mensais de até três mil exemplares, a Folha de Condeúba foi o jornal que teve maior circulação mensal nos municípios da região em cerca de 50. O jornal ainda continua de forma virtual pelo site: www.folhadecondeuba.com.br – (que se encontra em manutenção), seus fundadores e proprietários são Oclides Ribeiro da Silveira e Juari Francisco do Nascimento, sendo que a redação sempre ficou a cargo de Oclides da Silveira.

A Rádio Liberdade FM é uma emissora comunitária, cuja fundação foi dia 28 de julho de 1998 através do então Prefeito Marcolino Gonçalves Neto, sua mantenedora é Associação dos produtores e Moradores do Município de Condeúba, a qual tem uma programação ativa diária das 05:00 às 22:00 horas.

Outro órgão de comunicação que temos na cidade entre os de maior abrangência é o site www.ddez.com.br que foi fundado em 21/11/2006 por Décio Francis da Silva que é seu proprietário.

Temos ainda os escritores autores de livros como Tranquilizo Torres, Agnério Evangelista de Sousa, Antonio Santana, Aline dos Santos, Leandro Flores, José de Sousa, Otaviano Vieira Lima entre outros.

Assim, completamos essa pequena homenagem ao dia da Imprensa Condeubense, relembrando àqueles que fizeram e os que ainda fazem a história de Condeúba, através de jornais, livros, sites e rádio.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

6 Comentários

  • Juari disse:

    Está de parabéns toda a imprensa Condeubense por comemorar o seu dia. Diga se passagem, que a iniciativa de criar este projeto foi do próprio Oclides Silveira, quando assessor das Vereadoras Cida e Nena.

  • Vereadora Cida de Lerim disse:

    Eu e a vereadora Nena ficamos muito felizes e honradas por sermos autoras desta Lei. Tudo começou quando o nosso Presidente do PHS que tão bem nos assessorou, Oclides da Silveira nos apresentou esse Projeto que se tornou a Lei nº 897 de 30 de abril de 2015 assinada pelo Prefeito Guto. Essa Lei tem muito de você Oclides, pois, foi você que nos apresentou o então Projeto que mais tarde se transformou na Lei acima citada. E você Oclides faz parte dessa gloriosa Imprensa Condeubense, tanto na escrita como na falada, pois, você tem feito tantas locuções como diz você mesmo, linda, linda, linda!!!

  • Cleyton disse:

    Que interessante, a primeira circulação de um jornal no município de Condeúba completou dia 12 de outubro de 2015, 99 anos. Condeúba já estava na época com 55 anos de emancipação política. Outro dado interessante é a lacuna que existiu entre a última circulação do Jornal Alvorecer, que foi por volta de 1923 e o início de circulação da Folha de Condeúba, março de 2009, aproximadamente 86 anos sem nenhum meio de comunicação jornalistica. Mas salvo esses registros, a imprensa condeubense está de parabéns por ter conquistado o seu dia através da Lei nº 897.

  • Antônio Santana - Professor e Poeta disse:

    É de grande relevância registrar esse dia de três grandes comemoração em nosso município. A Comunicação tem sido um grande veículo na acessibilidade à DEMOCRACIA Brasileira, Baiana e Condeubense. Aqui parabenizo as vereadoras autoras desse projeto muito importante para os segmentos da sociedade local, bem como ao Senhor Oclides Silveira pela iniciativa como um membro deste setor. A imprensa teve e tem o seu lugar de destaque porque faz por merecer, embora acostumamos a conviver com as verdades que querem transmitir e as inverdades que quem encobrir . Vejo a imprensa de um modo geral, como uma moeda de duas faces sempre tendenciosa na produção de fatos que quer produzir.
    Um abraço!

  • Agnério Souza disse:

    Muito bem, Oclides. A comunicação por qualquer meio é necessária à população, seja rádio, jornal, revista, e-mail, televisão, telefone, celular, carta, mímica, gestos ou fumaça; todos nós precisamos nos comunicar. Parabéns pela matéria.

  • Janice disse:

    Belíssima e riquíssima matéria. parabéns meu caro Oclides Ribeiro da Silveira. Como sempre colocando na mídia os acontecimentos de nossa cidade.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.