Colégio estadual em Guajeru promove gincana cultural

O Colégio Estadual Jorge Amado, localizado em Guajeru, no Sudoeste do Estado, está realizando a 2ª Gincana do Conhecimento. A atividade, iniciada agora em abril segue até o dia 4 de outubro, quando será realizada a 4ª Feira do Conhecimento. As provas da gincana são realizadas semanalmente, dinamizando o ambiente escolar e contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes a partir da abordagem de temas como lazer, saúde, arte, cultural, história e tecnologia.

A iniciativa envolve toda a comunidade escolar e os estudantes foram divididos em dez equipes. O diretor da unidade escolar, Laércio Miranda, disse que a atividade é motivacional. “Agregamos várias coisas à esta gincana, que tem um cunho avaliativo e interdisciplinar, porque envolve todos os professores, que orientam e avaliam as equipes durante as atividades e, também, trabalhamos a criatividade e o protagonismo estudantil, pois deixamos eles à vontade para pesquisar e organizar a feira e as exposições”, relata o diretor.

Durante esta semana, os estudantes envolvidos na gincana se envolveram em apresentações teatrais e na escola dos mascotes das equipes. O estudante Emerson Vitor Viana, 15, 1º ano, é integrante da equipe Memórias, que tem como mascote um livro chamado “Memórias de Guajeru”. “Para apresentar o nome da nossa equipe e o tema geral da gincana, optamos por um cordel. Ficou bem legal. Agora, já estamos pensando na atividade da próxima semana, pesquisando sobre as peculiaridades da nossa cidade”, conta.

Já os integrantes da equipe Engrenagem, criaram um boneco de madeira para representá-los. Guilherme Rodrigues, 14, 2º ano, é um dos representantes e fala da escolha do nome da equipe. “O nosso subtema é trabalho e escolhemos este nome, porque acreditamos que o trabalho move o mundo, sendo a engranagem de tudo. Durante nossas apresentações, vamos falar sobre profissões, destacando o valor social de cada uma”.

Adeilton Rocha, 18, 3º ano, da equipe H2O, vai abordar o tema água. “Gostamos muito de falar sobre esse bem tão precioso e que é tão malcuidado por todos nós. Durante nossa participação na gincana e na Feira do Conhecimento vamos falar sobre os cuidados com os rios, os poços artesianos, barragens e como a comunidade de Guajeru utiliza e desperdiça a água”, disse.

Fotos: Divulgação

Fonte: Ascom/Educação

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.