Professora Marlene Prates de Sousa

Por: Agnério Evangelista De Souza

A professora Marlene Prates de Sousa é filha legítima de Otaviano Prates dos Santos e dona Rufina Gomes Prates, nasceu no dia 27 de fevereiro de 1936 na cidade de Aracatu – Bahia.

Fez o Curso Primário em sua cidade natal, depois foi para Vitória da Conquista e fez o Magistério na Escola Normal de Conquista.

Casou-se com Osmar Alves de Sousa em 1961 com que teve duas filhas: Ana Maria Prates de Sousa e Maria Luísa Prates de Sousa. Depois, veio morar em Condeúba onde reside até hoje.

Marlene foi Diretora do Ginásio de Condeúba, sendo ela também a Professora de Geografia da 1ª turma ginasial de 1964. Depois que o Ginásio passou a ter o 2º Grau em Magistério, em l975, recebeu o nome de Centro Educacional de Condeúba, sendo ela a Diretora. Escola que funcionou no Prédio da Eleutério Tavares. Dirigiu o Centro com autoridade e respeito. Preocupava-se com a situação dos estudantes, chegando até mesmo a comprar farda para os alunos. Séria, competente, compreensiva não media esforços para prestar bons serviços em educação. Depois, o Centro Educacional passou a ser Colégio Estadual de Condeúba.

Marlene foi Diretora do Colégio Municipal Alcides Cordeiro a convite do Prefeito Dr. Marcolino Neto que, em 1989, reconheceu nela larga experiência administrativa e altos conhecimentos educacionais. Dirigiu o Alcides com a mesma competência e seriedade com que administrou o Ginásio e o Centro Educacional.

Sua família é de tradição católica, tal qual a de seu esposo Osmar, o qual foi prefeito de Condeúba por dois mandatos. Aposentou-se em 1988. Seu estado civil hoje é viúva, mas, sobretudo, mãe carinhosa e vó amorosa de três netos: Mateus Prates de Sousa e Silva, Samuel Prates de Sousa e Silva e Vitória Prates de Sousa Freitas.

Embora tenha passado por algum tempo, fora de sua residência, encontra-se no seu habitat natural e residencial nesta cidade Condeúba. A esta insigne mestra, toda a nossa homenagem, carinho e consideração.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.