Condeúba confirma primeira morte causada por coronavírus

A Secretaria de Saúde de Condeúba, vem por meio desta nota, esclarecer o óbito ocorrido no dia 05 de julho.

Trata-se de um paciente, sexo masculino, 50 anos, portador de comorbidade, que foi identificado pela sua Unidade Básica de Saúde, como suspeito de Covid-19, já que apresentava alguns sintomas respiratórios, dentre outros sintomas. Após avaliação médica, e notificação, foi realizada coleta para Covid-19 no mesmo dia e como apresentava sinais de agravamento do seu estado de saúde foi encaminhado no mesmo dia a internação no Hospital Municipal Dr. José Cardoso dos Apóstolos, onde permaneceu internado, e realizou também outros exames complementares, permaneceu sob os cuidados da equipe hospitalar até o seu falecimento.

O óbito ocorreu antes da liberação do laudo de Covid-19 pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia – (LACEN). E por se tratar de um paciente sem laudo que comprovasse ou descartasse a Covid-19, fez-se necessário seguir todos os protocolos para sepultamento de um caso suspeito de Covid-19. É importante ressaltar que tais protocolos de sepultamento são nacionais, ou seja, definidos pela União (Ministério da Saúde), a qual os municípios devem seguir a rigor.

Na data de hoje: 07 de julho de 2020, o laudo de Covid-19 do referido paciente foi emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia – (LACEN), e é com muito pesar que informamos que ficou confirmado a infecção por Covid-19 (Coronavírus SARS-CoV2) pelo método RT-PCR.

Informamos que todas as medidas necessárias foram tomadas obedecendo as normativas e protocolos de óbito em paciente suspeito de Covid-19, no intuito de proteger seus familiares, bem como a população e evitar a propagação de vírus no município.

A Secretaria Municipal de Saúde lamenta, e confirma o primeiro óbito de Covid-19.

Fonte: Instragram – Vigilância Sanitária de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.