Abril Azul e Verde

Por: Luiz Ricardo Viana Matos de Jesus

O que é o Abril Azul?

Com o intuito de ampliar os conhecimentos acerca do autismo, a campanha Abril Azul foi proposta em 2007. A campanha visa informar a população sobre o autismo, bem como combater a discriminação e o preconceito das pessoas que cercam quem tem essa síndrome neuropsiquiátrica.

No Brasil, a Lei n° 12.764/2012 instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. A norma assegura uma série de direitos às pessoas com o transtorno, que atinge mais de 70 milhões de indivíduos no Planeta, sendo cerca de dois milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve mudanças na capacidade de comunicação, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce é essencial para garantir melhor qualidade de vida ao portador e reduzir os impactos na vida social e econômica.

O que é o Abril Verde?

O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O Movimento luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional.

A escolha do mês de abril ocorreu devido a 28 de abril ser Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde.

Fonte: colegioibituruna.com.br/2019/04/24/azul-e-verdes-sao-as-cores-de-abril/

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.