Serviço odontológico do ‘Pacto pela Vida’ atende mais de três mil pessoas no Bairro da Paz em Salvador

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Em sete dias de atendimento no Bairro da Paz, em Salvador, o Odontomóvel realizou 3.354 procedimentos diversos. Até segunda-feira (16), 905 pessoas já haviam sido atendidas pelos dez especialistas que atuam na unidade móvel. A iniciativa do programa Pacto pela Vida é desenvolvida pelas secretarias de Saúde (Sesab) e da Segurança Pública do Estado (SSP), por meio da Polícia Militar, em parceria com o governo federal e organizações não governamentais (ONGs). A mobilização dos agentes sociais é feito por policiais que atuam nas Bases Comunitárias de Segurança (BCS).

Na manhã desta terça (17), o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, entre outras autoridades, visitou a estrutura montada no bairro. “O Odontomóvel chegará, até o final da ação [sábado, 21], com dois mil atendimentos. É um serviço que vamos levar a todas as bases comunitárias de segurança. Não só odontologia, mas também outros serviços nas áreas da saúde, cidadania, com o SAC Móvel, e na geração de emprego, com a realização de cursos, capacitações e inscrições para o trabalho”, afirmou Rui Costa.

Servico odontológico do Pacto pela Vida 02

Para toda a família

Famílias inteiras aproveitaram os serviços oferecidos gratuitamente na estrutura montada no Instituto Socio-Ambiental Renovação, onde também funciona a Federação Baiana de Jiu Jitsu. A única exigência é que o interessado compareça à unidade móvel com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento, que pode ser, inclusive, a Certidão de Nascimento.

A diarista Maricélia Lima Brandão, 39 anos, tinha uma pequena falha em um dos dentes da frente, que foi corrigida com preenchimento em resina. Assim que viu o resultado no espelho, ela não pensou duas vezes e levou os filhos para fazerem uma avaliação odontológica, entre eles, o estudante Lucas Brandão, 18. Acompanhado da mãe, o jovem retornou nesta terça ao Odontomóvel para dar continuidade ao tratamento iniciado com uma limpeza dentária. “Eles [os profissionais] foram muito educados e pacientes com a gente. O tratamento foi bom e hoje vim aqui fazer o canal”, disse o estudante.

Além de canal e limpeza, os dez especialistas da área de odontologia realizam extração, restauração (obturação), raspagem, biopsia e a retirada de pequenos cistos. Crianças que precisam realizar a frenectomia – cirurgia para reduzir o freio labial – também têm a possibilidade de resolver o problema mais conhecido como ‘língua presa’, que, muitas vezes, interfere na fala. No local, o público ainda pode assistir a palestras sobre saúde bucal e receber kits de higiene pessoal.

Servico odontológico do Pacto pela Vida 03

Próximos locais

A unidade móvel encerra as atividades no Bairro da Paz no próximo sábado (21). De acordo com o tenente coronel Paulo Guimarães, um dos coordenadores do projeto, na próxima segunda (23), será a vez da população do Subúrbio Ferroviário de Salvador receber os profissionais, por meio de parceria com a BCS de Fazenda Coutos.

Ele também informou que o equipamento estará posicionado próximo à 19ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Paripe), onde permanece até 2 de abril, antes de seguir para o município de Feira de Santana. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 as 17h30 e, aos sábados, das 8h ao meio-dia.

Fonte: Secom / GOV BA

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.